Gabriel Pacheco via Centro MAGIS Burnier
No último sábado (08), em Brasília (DF), aconteceu a celebração em comemoração pelos 25 anos de vida religiosa do Ir. Ubiratan Costa, SJ, carinhosamente conhecido com Ir. Bira. O momento celebrativo iniciou-se com a celebração da Missa, presidida pelo superior dos jesuítas em Brasília, Pe. Miguel Martins, SJ, no auditório do Centro Cultural de Brasília (CCB), seguido pelo jantar e uma confraternização com os presentes, festa animada pela cantora Cida Avelar e banda.
Toda comunidade reunida
O evento foi marcado pela presença de vários amigos e amigas do Ir. Bira, bem como de diversos grupos. Também estiveram presentes, além dos jesuítas da residência e do Pe. Roberto Dias, da PUC Rio, o coordenador de pastoral, Pe. Marques Alves, e o vigário geral, Pe. Daniel Bertuzzi, ambos da Diocese de Goiás; o coordenador do Setor Juventude da Diocese de Miracema, Pe. Jailson; o membro da coordenação da CRB Regional, Pe. Marcos de Ávila, RCJ; e o Mestre do Noviciado dos Rogacionistas, Pe. Adriano Mateus Teodózio, RCJ.
Além destes, também marcaram presença no encontro Antônio Correia, Cledson Junior e Cleber Costa, todos irmãos do Ir. Bira que vieram de João Pessoa-PB; a coordenadora da CRB Regional, Ir. Maria Angélica Gomes, do Instituto Jesus Maria José, e toda sua equipe de coordenação; a Assessora do Serviço de Animação Vocacional da CNBB, Ir. Maristela Ganassini, FSCJ, e também com toda sua equipe; os membros do escritório do Serviço Jesuíta a Migrante e Refugiado (SJMR) de Brasília e do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA); e a equipe do Centro Loyola de Goiânia e também toda a comunidade do Centro Cultural de Brasília (CCB),
O evento foi marcado também pela participação em massa da vida religiosa feminina e de muitos jovens, de Brasília e Goiânia, que representam as diversas congregações religiosas com as quais o Ir. Bira trabalha e os vários jovens que, por todo o Brasil, devem muito à missão do irmão junto às religiosas e às juventudes, missão esta que ocupa grande parte de seus 25 anos de consagração.

Alegria do consagrado
Celebrar a vida religiosa jesuíta, por meio da memória dos 25 anos de dedicação do Ir. Bira à missão da Companhia de Jesus, é celebrar a presença do Cristo amigo que anima e continua chamando e congregando tantos e tantas no serviço do teu Reino e é, ademais, momento propício para agradecer a Deus pela amizade, entrega e alegria que são marcas dos que seguem os passos de Jesus.
