No dia 23 de novembro, foi realizado no Centro MAGIS Burnier e no Centro Cultural de Brasilia a celebração de envio dos candidatos à Companhia de Jesus e também a entrega dos certificados do curso de LIBRAS
Daniel Romano via Centro MAGIS Burnier

A cerimônia dos candidatos Bruno Costa e Diogo Alcantara, que estiveram em processo de discernimento vocacional na comunidade São Francisco Xavier desde março de 2023 foi permeada por um clima de alegria e gratidão, refletindo o reconhecimento pela dedicação de vida desses jovens e pelo laço de amizade que floresceu durante o processo em Brasília.
Entre os convidados, estavam amigos/as jovens, membros da comunidade inaciana e representantes de outras obras e congregações religiosas. A presença de pessoas que testemunharam a caminhada do Bruno e Diogo que desejam entrar na Companhia de Jesus foi notável, evidenciando a importância do apoio e da comunidade na trajetória vocacional.
Conclusão da segunda turma de LIBRAS
Além do envio dos candidatos, a celebração incluiu um momento especial de entrega dos certificados de conclusão do Curso Básico de LIBRAS, ÉFATA, realizado em parceria com o Instituto Nossa Senhora do Brasil (INOSEB). O jovem Guilherme Rocha, um dos alunos, partilha sua experiencia, destacando a importância dessa oportunidade em sua vida:

“A oportunidade que tive de participar do curso de LIBRAS foi muito especial na minha vida e mudou minha forma de ver o mundo. Foi uma experiência incrível, que me ensinou muito mais do que a língua dos sinais. Foi uma lição que se pudesse transformar em três palavras seriam: amizade, generosidade e doação.
Amizade, porque eu conheci pessoas maravilhosas que se tornaram parte de mim como uma família. Nos encontros que tivemos, sempre havia um clima de alegria, de respeito e de carinho. Nós nos ajudávamos, nos apoiávamos e nos divertíamos juntos. Foi uma amizade que transcendeu as palavras, tornou-se LIBRAS.
Generosidade, porque eu tive o privilégio de ter um professor surdo que compartilhou conosco o seu conhecimento, a sua cultura e a sua história. Ele foi paciente, atencioso e dedicado. Mostrou-nos como a LIBRAS é uma língua rica, expressiva e bela, nos incentivando a aprender cada vez mais e a valorizar a comunidade surda.

Doação, porque eu percebi que aprender LIBRAS é um gesto de amor e de solidariedade. É uma forma de reconhecer e respeitar a diversidade humana, de se comunicar com pessoas que muitas vezes são excluídas e discriminadas e de alteridade, colocar-se no lugar do outro e, desse modo, abrir-se para o novo.
Eu sou muito grato por ter feito esse curso. Foi um aprendizado que me transformou como pessoa e como cristão. LIBRAS é a língua que testemunha que é possível construir um mundo mais inclusivo, mais justo e mais humano.”
Conviver e Agradecer
A celebração teve sua conclusão com um momento de convivência e confraternização, onde a comunidade pôde compartilhar sorrisos, histórias e celebrar juntos essa etapa significativa na vida dos envolvidos. Assim, o Centro MAGIS Burnier e Centro Cultural de Brasilia não apenas testemunharam o envio dos candidatos à Companhia de Jesus, mas também se tornaram um espaço de aprendizado, amizade e inclusão através do Curso de LIBRAS.