Centro MAGIS Burnier participa do Jubileu da Juventude da Diocese de Goiás com formação sobre Ecologia Integral

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

O Centro MAGIS Burnier esteve presente no Jubileu da Juventude da Diocese de Goiás, oferecendo uma formação sobre Ecologia Integral

Lucas Maurício

No sábado, 01 de novembro, o Centro MAGIS Burnier marcou presença no Jubileu da Juventude da Diocese de Goiás, contribuindo com uma formação sobre o tema “Juventude e Ecologia Integral – Jovens, guardiões da Criação”, inspirada na Carta Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco.

O encontro teve início na manhã de sábado com uma contextualização a partir da própria realidade e uma reflexão sobre as raízes bíblicas do cuidado com a criação. A partir da espiritualidade jubilar, destacou-se o chamado à responsabilidade e gratidão pela criação como dom de Deus, e não como objeto de posse e dominação.

Entre os temas desenvolvidos, os participantes refletiram sobre a justiça socioambiental, reconhecendo a ligação entre a degradação ambiental e a desigualdade social, que atinge de forma mais dura os pobres e vulneráveis. O ponto central foi o protagonismo juvenil no cuidado da Casa Comum, com a provocação: “Quais ações podemos adotar para proteger a criação?”

A formação também abordou aspectos práticos da ecologia integral, como gestão de resíduos sólidos, mobilidade urbana e poluição, importância das áreas verdes e da vegetação nativa nos contextos urbanos. Foram apresentados exemplos de jovens que, em todo o país, assumem papéis de liderança e engajamento em causas socioambientais, inspirando outros a fazer o mesmo.

Encerrando o momento, uma nova provocação foi lançada aos participantes como um convite à ação e à criatividade pastoral: “Como difundir os princípios da Ecologia Integral de forma criativa e acessível?”

Durante o encontro, destacou-se que a Ecologia Integral vai muito além da preservação ambiental: trata-se do cuidado com a vida humana e com a dignidade das pessoas, em especial as mais afetadas pela crise ambiental. Conforme recorda o Papa Francisco na Laudato Si’, trata-se de uma conversão interior, um processo de reconciliação com Deus, com os outros, com a criação e consigo mesmo, que desperta em nós a consciência de que somos todos irmãos e que “tudo está interligado”.

O Centro MAGIS Burnier foi representado por Pe. Lucas Maurício, SJ, pelo vocacionado Alan Gloss e pelo comunicador e pastoralista Daniel Romano. A presença da equipe reforça nosso compromisso em promover a formação integral da juventude, inspirando-a a ser protagonista na construção de um mundo mais justo, sustentável e fraterno.

MAGIS BURNIER PROMOVE DIA DE ESPIRITUALIDADE PARA JOVENS EM GOIÂNIA

COM AUXÍLIO DO CENTRO LOYOLA DE FÉ E CULTURA EM GOIÂNIA OS JOVENS PUDERAM VIVENCIAR UMA PROGRAMAÇÃO PAUTADA NO CARISMA E NA ESPIRITUALIDADE HERDADA DE SANTO INÁCIO DE LOYOLA Antônio Escobar via Centro MAGIS Burnier O dia 13 de abril foi marcado por oração, reflexão e comunidade entre os jovens que participaram do Dia de […]

Pastoral do Surdo e MAGIS Burnier em missão partilhada

Centro MAGIS Burnier se reúne com a Pastoral do Surdo na Paróquia Santa Terezinha

Pré-Loyola encerra atividades com Celebração de Gratidão e fortalece memória de projeto coletivo

Professores, estudantes, parceiros e colaboradores do Curso de Preparação para o ENEM – Pré-Loyola encerraram suas atividades com uma linda Celebração de Gratidão pelo caminho percorrido

O Irmão Bira esteve em uma reunião ontem (25) na Pontifícias Obras Missionárias e escreveu essa nota:

No dia 25/11, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), a Comissão para a Juventude da CNBB, a CRB nacional, a Comissão Missionária da CNBB e o MAGIS Brasil e outros organismos dedicados à juventude se reuniram para dialogar, compartilhar experiências e desafios, identificar pontos comuns e planejar ações conjuntas que fortaleçam a evangelização e […]

VII Seminário Nacional de Religiosos Irmãos: um encontro que renova esperança e fraternidade

Cerca de 80 Irmãos de 35 Congregações Religiosas participaram do VII Seminário Nacional de Religiosos Irmãos, em São Leopoldo (RS)