Centro MAGIS Burnier realiza Encontro Regional de 2024

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

O Centro MAGIS Burnier concluiu o ano pastoral de atividades na região Centro-Oeste e Tocantins, com a realização do Encontro Regional

Gabriel Pacheco via Centro MAGIS Burnier

O Encontro Regional é caracterizado por ser um momento de formação, avaliação e planejamento. Além disso, tem o traço de ser uma oportunidade para a confraternização e partilha, já que os participantes são jovens lideranças que animam e acompanham as atividades nas bases e se encontram para compartilhar o que foi vivido e experimentado, em suas comunidades.

O encontro esse ano teve como tema a frase da nova encíclica do Papa Francisco, Dilexit nos: “o coração de Cristo é saída, é dom, é encontro” (28). A partir do documento do magistério da Igreja pudemos aprofundar sobre os apelos que Francisco faz, entre os quais está o convite a voltarmos ao coração, como centro de onde irradia o amor e o serviço, coração que unifica o que está fragmentado e que é capaz de transformar o mundo e as pessoas. Além desse tema, aproveitamos o encontro para uma fazer uma oficina sobre o método “ver, julgar, agir, celebrar”, adotado pela Igreja no Brasil para conduzir e iluminar os trabalhos pastorais. Esses dois temas foram trabalhados pelo jovem Giovani do Carmo, colaborador do Centro MAGIS Anchietanum, de São Paulo.

No sábado à tarde, em atividade conjunta com o Centro Cultural de Brasília (CCB), realizamos uma Roda de Conversa com o Padre Miguel Martins, superior dos jesuítas em Brasília, diretor do CCB e coordenador do Núcleo Apostólico Brasília/Goiânia. Ele, que foi perito facilitador de duas sessões da XVI Assembleia do Sínodo dos Bispos, em Roma, conversou sobre o tema: “Ecos do Sínodo: a conversão da Igreja que escuta o Espírito”. Foi uma oportunidade de compartilhar as ideias e as novidades surgidas durante as discussões do Sínodo da Sinodalidade, escutando o que a Igreja deseja de nós, como cristãos, nos tempos atuais.

O sábado e o domingo foram dias importantes, pois além das formações, fizemos nossa avaliação, por região, das atividades realizadas durante 2024, e juntos sonhamos os projetos que queremos fazer no ano de 2025; construímos o esboço de nosso calendário e organizamos nossas prioridades. Vale destacar também os momentos de confraternização, que possibilitaram um ambiente de muita amizade e fraternidade entre os presentes.

Agradecidos e consolados por mais um encontro significativo e importante para nós e para nossa missão, celebramos o encerramento de um ano cheio de muitas atividades e encontros, e desejamos, cheios de esperança, continuar esse caminho no ano de 2025, juntos às juventudes e às parceiras e parceiros de missão no Centro-Oeste e Tocantins, que dão sentido e vida à missão do Centro MAGIS Burnier nestas terras.

MAGIS BURNIER PROMOVE DIA DE ESPIRITUALIDADE PARA JOVENS EM GOIÂNIA

COM AUXÍLIO DO CENTRO LOYOLA DE FÉ E CULTURA EM GOIÂNIA OS JOVENS PUDERAM VIVENCIAR UMA PROGRAMAÇÃO PAUTADA NO CARISMA E NA ESPIRITUALIDADE HERDADA DE SANTO INÁCIO DE LOYOLA Antônio Escobar via Centro MAGIS Burnier O dia 13 de abril foi marcado por oração, reflexão e comunidade entre os jovens que participaram do Dia de […]

VII Seminário Nacional de Religiosos Irmãos: um encontro que renova esperança e fraternidade

Cerca de 80 Irmãos de 35 Congregações Religiosas participaram do VII Seminário Nacional de Religiosos Irmãos, em São Leopoldo (RS)

Centro MAGIS Burnier participa do Jubileu da Juventude da Diocese de Goiás com formação sobre Ecologia Integral

O Centro MAGIS Burnier esteve presente no Jubileu da Juventude da Diocese de Goiás, oferecendo uma formação sobre Ecologia Integral

Escutar com o coração: a evangelização junto à pastoral dos surdos

Entrevista com o Pe. Fabrício – Assessor da Pastoral dos Surdos da Diocese de Brasília

Jovens da Diocese de Goiás participam de Acampamento Espiritual em Itaberaí

De 4 a 5 de outubro as lideranças jovens vivenciaram dias de oração, partilha e recolhimento, com assessoria do Centro MAGIS Burnier