Nos dias 17 e 18 de maio, em uma chácara na região de Monte Alegre, em Natal (Rio Grande do Norte) foi realizado o primeiro módulo do Projeto de Vida para Jovens, com participantes da Paróquia Santuário Nossa Senhora da Esperança.
Gabriel Pacheco via Centro MAGIS Burnier
A iniciativa surge a partir da proposta dos jovens da paróquia de realizarem uma atividade juntamente com o MAGIS, para ajudar as lideranças em sua caminhada eclesial e formação. A pedido do Padre Edson Tomé, SJ, secretário de Juventudes e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil, o Irmão Ubiratan Costa, SJ, diretor do Centro MAGIS Burnier, foi assessorar esse primeiro módulo do Projeto. O momento também contou com a presença das Irmãs do Bom Pastor de Quebec, que têm sua missão naquela região.
Vale destacar a memória de que tempos atrás alguns jovens dessa região e paróquia participavam das atividades do Centro Inaciano da Juventude, de Fortaleza (Ceará), da mesma forma que a equipe do CIJ já teve um trabalho por lá, o que permite perceber que a parceria e trabalho em comum apenas seguem os primeiros passos dados anteriormente e que o trabalho se fortalece com a retomada das atividades.

O módulo desse fim de semana, com o tema: “Beber do próprio poço”, foi uma oportunidade de aprofundamento no autoconhecimento. Exercícios de espiritualidade, dinâmicas pessoais e comunitárias e partilhas possibilitaram a imersão nas vivências e nos temas propostos, entre os quais destacam-se a história pessoal e familiar, as experiências de amor e a afetividade/sexualidade.

Letícia Dantas, jovem participante, compartilha um pouco sobre o fim de semana: “foi um momento de muito autoconhecimento e conexão com o grupo. Poder visitar temas que muitas vezes não paro para pensar sobre mim mesma, sobre minha história, minha família, me fez refletir bastante sobre como tudo isso me fez ser quem eu sou. E poder compartilhar com algumas pessoas, no grupo, alivia muitas dores que algumas histórias e memórias podem trazer”.
Muito consolados com a experiência e animados no caminho que segue, os jovens se preparam para o segundo módulo, que será realizado no mês de agosto.


