A Pré-Assembleia das Juventudes, marca um passo importante no caminho de acompanhamento das juventudes da região
Gabriel Pacheco via Centro MAGIS Burnier

No período de 6 a 8 de outubro, a cidade de Itaberaí, em Goiás, foi o local de um importante encontro que reuniu jovens representantes de todos os Regionais da Diocese de Goiás. Este ano, foi iniciado uma jornada de aproximação e colaboração com os jovens, com o Grupo de Trabalho formado no início do ano. Juntos, eles se dedicaram a pensar atividades articuladas com o propósito de formar e contribuir para o trabalho de jovens e grupos que impulsionam a ação pastoral nas paróquias e regiões pastorais: Rio Vermelho, Serra Dourada, Uru e São Patrício.
O Grupo de Trabalho teve seu ponto de partida em junho, quando ocorreu o primeiro encontro de formação. Desde então, suas atividades têm incluídas reuniões virtuais e presenciais, com o objetivo de conceber projetos que possam fortalecer a missão da Diocese junto aos jovens.

No último fim de semana, esse processo deu um passo adiante com a realização da Pré-Assembleia. O evento contou com a presença de Dom Jeová, Bispo Diocesano, que partilhou uma breve fala com os jovens participantes. Além disso, o Padre Marques, referencial da pastoral da Diocese, o Padre Daniel, vigário geral, e as Irmãs Beatriz e Cidilene, da Congregação das Missionárias Carmelitas, também estiveram presentes para apoiar e orientar os participantes.
A Pré-Assembleia foi assessorada pelo Centro MAGIS Burnier, cujo papel foi fundamental na criação do Conselho Diocesano das Juventudes. Este conselho terá a responsabilidade de articular e reestruturar o trabalho com os jovens em toda a Diocese de Goiás. Durante o encontro, foram definidas estratégias de trabalho, bem como a identificação de ameaças, forças, fraquezas e oportunidades para a missão com as juventudes. Além disso, os membros que compõem o atual Conselho Diocesano das Juventudes foram escolhidos em uma plenária participativa.
O evento também resultou na definição de um calendário de ações que se estenderá até 2024, quando houver uma mudança na Diretoria do Conselho Diocesano das Juventudes. Essa colaboração entre o Centro MAGIS Burnier e a Diocese de Goiás tem como objetivo principal continuar apoiando e acompanhando os jovens da região, oferecendo esperança e motivação para aqueles que unem o sonho de um presente e futuro significativo para os jovens de Goiás.
