MAGIS BURNIER PROMOVE EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS PARA JOVENS EM PORTO NACIONAL/TO

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

O ENCONTRO OCORREU NO NOVICIADO DAS IRMÃS DOMINICANAS E JÁ ABRANGE O RITMO DA CAMPANHA SER + COM OS DEMAIS, TRABALHANDO EM UM DIÁLOGO INTERCONGREGACIONAL

Mais um final de semana de Exercícios Espirituais para jovens (EEJ), foi ministrado pelo Centro MAGIS Burnier no município de Porto Nacional/TO, no Noviciado Madre Anastasie, das Irmãs Dominicanas. Assim, dos dias 14 a 16 de junho, as religiosas abriram as portas do Noviciado não apenas para a equipe do MAGIS Burnier – composta pelo diretor do Centro, Ir. Ubiratan Costa, SJ (Ir. Bira), o candidato ao Noviciado da Companhia de Jesus, Antônio Figueirôa, , e o voluntário do MAGIS, Alan Gloss,– mas também para jovens leigos e leigas das comunidades vizinhas, que participaram do final de semana de oração.

OLHAR FIXO NO CRISTO

Contemplando a vida pública de Jesus, os seus milagres de cura, de partilha e de cuidado, os jovens puderam aprofundar a sua experiência de oração e de discipulado. Nesse sentido, os pontos de oração lhes serviram não somente como momentos de reflexão e de aprofundamento da espiritualidade, mas principalmente como ferramentas de discernimento para a construção de um projeto de vida a partir do exemplo concreto de Jesus, pautando-se na fraternidade e na escuta atenta dos irmãos e das irmãs.

JORNADA INACIANA

Em meio ao silêncio da oração e aos momentos de partilha, os jovens também participaram atentamente da Jornada Inaciana, liderada pelo Ir. Bira Costa, SJ, que tocou em temas relevantes para a espiritualidade dos Exercícios, como os três graus de humildade (EE 164 e seguintes), as duas bandeiras (EE 137 e seguintes), e os três tipos de pessoas (EE 149 e seguintes). Tudo isso, além do filme «A Linguagem do Coração», que relata o exemplo da dedicação e da perseverança de uma religiosa francesa nos cuidados de uma jovem com deficiência, fez com que os jovens pudessem refletir acerca do magis inaciano, estando atentos e atentas a como mais servir e amar em suas vidas, sempre a partir do exemplo de Jesus.

“Nos vários momentos de partilha ocorridos ao longo do final de semana, ficou evidente a importância da oração inaciana na vida dos jovens que participaram do encontro. Vindos, em sua maioria, de experiências eclesiais muito distintas, a aplicação dos Exercícios não quer fazer com que esses jovens abandonem os seus modos de proceder, mas, pelo contrário, quer auxiliá-los, a partir da experiência de silêncio e da proximidade com Cristo, a se aprofundar ainda mais nos serviços que já realizam em suas comunidades”, afirmou Antônio Figueirôa.

Mais um módulo ainda ocorrerá em setembro deste ano também no Noviciado das Irmãs Dominicanas, a fim de continuar acompanhando a juventude daquela localidade e de ajudá-la a ser mais com os demais, como pede a Campanha Inter-redes da Companhia de Jesus no Brasil.

Foto: Alan Gloss
Foto: Alan Gloss
Foto: Alan Gloss

MAGIS BURNIER PROMOVE DIA DE ESPIRITUALIDADE PARA JOVENS EM GOIÂNIA

COM AUXÍLIO DO CENTRO LOYOLA DE FÉ E CULTURA EM GOIÂNIA OS JOVENS PUDERAM VIVENCIAR UMA PROGRAMAÇÃO PAUTADA NO CARISMA E NA ESPIRITUALIDADE HERDADA DE SANTO INÁCIO DE LOYOLA Antônio Escobar via Centro MAGIS Burnier O dia 13 de abril foi marcado por oração, reflexão e comunidade entre os jovens que participaram do Dia de […]

VII Seminário Nacional de Religiosos Irmãos: um encontro que renova esperança e fraternidade

Cerca de 80 Irmãos de 35 Congregações Religiosas participaram do VII Seminário Nacional de Religiosos Irmãos, em São Leopoldo (RS)

Centro MAGIS Burnier participa do Jubileu da Juventude da Diocese de Goiás com formação sobre Ecologia Integral

O Centro MAGIS Burnier esteve presente no Jubileu da Juventude da Diocese de Goiás, oferecendo uma formação sobre Ecologia Integral

Escutar com o coração: a evangelização junto à pastoral dos surdos

Entrevista com o Pe. Fabrício – Assessor da Pastoral dos Surdos da Diocese de Brasília

Jovens da Diocese de Goiás participam de Acampamento Espiritual em Itaberaí

De 4 a 5 de outubro as lideranças jovens vivenciaram dias de oração, partilha e recolhimento, com assessoria do Centro MAGIS Burnier