No final de semana dos dias 17 e 18 de junho, o Centro MAGIS Burnier esteve presente em Cuiabá, para o Módulo 2 do Projeto de Vida, com a assessoria dos nossos colaboradores, Daniel Romano e Gabriel Pacheco. O encontro contou com a presença de 15 jovens lideranças que participam das diversas comunidades ligadas à Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, bem como com a presença do Pe. Charles Dias, SJ, que acompanha de perto esse Projeto.
Para Cristiano Cruz e Vanessa Correia, eu seu trabalho “Projeto de Vida: fundamentos de uma proposta”, publicado no livro Juventude no Mundo Contemporâneo de 2019, esse segundo módulo propõe ao / a jovem a “contemplar a realidade em que se vive, pois isso pode ajuda-los/as a reconhecer que, para construir a vida autonomamente, é necessário conhecer as suas circunstâncias, isto é, o lugar de onde parte essa jornada.”¹
Tendo como objetivo principal de “criar condições para que as pessoas possam elaborar um projeto que equilibre suas aspirações pessoais com suas reais habilidades e com as possibilidades oferecidas pela realidade existente.”²
O jovem cuiabano, João Guilherme Silva Santos (19), teve a oportunidade de vivenciar o Projeto de Vida no tempo da Pandemia, acompanhando toda a metodologia proposta no formato online. Agora sendo da equipe de apoio e coordenação do Projeto de Vida presencialmente, tem uma outra visão a respeito da atividade.
“Sendo alguém que vivenciou o projeto de vida online, durante a pandemia, só consigo pensar no quanto os jovens que estão fazendo o presencial estão ganhando com isso, é uma experiencia totalmente transformadora, e confesso que senti muita vontade de fazer tudo de novo. Ficou muito evidente, naqueles que participaram, que cada dia era uma vivência diferente, mas o sentimento sempre de gratidão, e o que realmente me alegrou foi ver a iniciativa deles em querer mais, em serem mais entrosados na igreja e cada vez mais participativos. Isso não será um processo da noite para o dia, mas ver a iniciativa já é algo que nos deixa imensamente contentes.”
“Minha experiência com o projeto de vida está sendo única, surpreendente e muito significativa em minha caminhada enquanto jovem, a presença do MAGIS Burnier é sempre ótima e eu fico feliz, pois eles trazem alegria e uma energia inexplicável.” Foi o que a Ana Hellen Alburquerque (15) relatou.
João Guilherme ainda disse: “A presença do Centro MAGIS Burnier aqui em Cuiabá está sendo de extrema valia tendo em vista o trabalho que estão fazendo com os/as jovens. Um olhar externo para nos ajudar aqui fez toda a diferença.”
Animados e animadas com esse itinerário de construção do Projeto de Vida, seguimos para o terceiro e último módulo, que acontecerá nos dias 16 e 17 de setembro de 2023, sempre buscando sermos mais para os demais.