Centro MAGIS Burnier faz visita e ação missionária na Prelazia de São Félix do Araguaia – MT

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Fim de semana foi marcado por visitas, articulação e celebração na Paróquia de Santa Terezinha, no Mato Grosso

Gabriel Pacheco via Centro MAGIS Burnier

Ir. Ubiratan Costa, SJ, os colaboradores Daniel Romano e Gabriel Pacheco e o voluntário e candidato ao Noviciado, Alan Gloss, estiveram, nos dias 23, 24 e 25 de maio, em visita à cidade de Santa Terezinha, na Prelazia de São Félix do Araguaia, para conhecer a região e o trabalho desenvolvido junto aos jovens daquela paróquia e para articular uma parceria com a igreja local.

A visita se deu a partir do convite feito pela coordenadora de pastoral, a leiga Gigliane Leite, que assume atualmente a paróquia. Na sexta-feira a noite tivemos um momento de acolhida com os jovens do grupo da Pastoral da Juventude (JUC – Jovens Unidos em Cristo) e com as lideranças da paróquia. O sábado foi um dia de visitas às famílias da cidade e da comunidade rural que está às margens do rio Crisóstomo.

Foto: Ir. Ubiratan Costa

No domingo, tivemos uma formação com os jovens na Igreja do Morro, construção antiga que remonta às primeiras missões dos dominicanos na região, a mais de 100 anos atrás. Pela tarde foi visitada a Comunidade do Grilo, onde realizou-se um encontro com os jovens e crianças daquela comunidade, além dos que vieram das comunidades Sagrada Família e da Comunidade Indígena Tapirapé. A visita foi encerrada com a celebração da Palavra, no domingo à noite, na Igreja Matriz da cidade.

O jovem Jovenildo Alessandro de Jesus, da coordenação da Pastoral da Juventude local, e que esteve acompanhando os missionários, relatou um pouco dessa experiência: “nós, do grupo JUC, agradecemos de coração por todo o aprendizado que nos proporcionaram, pelo carinho com que nos trataram e pela colaboração generosa em cada momento vivido. A presença de vocês foi um verdadeiro presente de Deus e tornou este encontro ainda mais único e especial”.

Tocados pela mística que anima as comunidades que estão às margens do Rio Araguaia e inspirados pela espiritualidade dos mártires e de Casaldáliga, que continua viva naquele povo, a experiência nos revela uma Igreja viva e uma fé que resiste e se afirma. A região, marcada por um histórico de conflitos por causa da terra, das águas e floresta, nos mostra que a resistência e a vida em comunidade seguem sendo um sinal de esperança e os fiéis, unidos no seguimento a Jesus, revelam o rosto de Deus presente, que caminha sempre com seu povo.

Projetando essa parceria, o Centro MAGIS Burnier e a Paróquia de Santa Terezinha – MT, articulam uma missão que será realizada em outubro, para vivenciar e celebrar o mês missionário com aquela comunidade de fé.

MAGIS BURNIER PROMOVE DIA DE ESPIRITUALIDADE PARA JOVENS EM GOIÂNIA

COM AUXÍLIO DO CENTRO LOYOLA DE FÉ E CULTURA EM GOIÂNIA OS JOVENS PUDERAM VIVENCIAR UMA PROGRAMAÇÃO PAUTADA NO CARISMA E NA ESPIRITUALIDADE HERDADA DE SANTO INÁCIO DE LOYOLA Antônio Escobar via Centro MAGIS Burnier O dia 13 de abril foi marcado por oração, reflexão e comunidade entre os jovens que participaram do Dia de […]

Pastoral do Surdo e MAGIS Burnier em missão partilhada

Centro MAGIS Burnier se reúne com a Pastoral do Surdo na Paróquia Santa Terezinha

Pré-Loyola encerra atividades com Celebração de Gratidão e fortalece memória de projeto coletivo

Professores, estudantes, parceiros e colaboradores do Curso de Preparação para o ENEM – Pré-Loyola encerraram suas atividades com uma linda Celebração de Gratidão pelo caminho percorrido

O Irmão Bira esteve em uma reunião ontem (25) na Pontifícias Obras Missionárias e escreveu essa nota:

No dia 25/11, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), a Comissão para a Juventude da CNBB, a CRB nacional, a Comissão Missionária da CNBB e o MAGIS Brasil e outros organismos dedicados à juventude se reuniram para dialogar, compartilhar experiências e desafios, identificar pontos comuns e planejar ações conjuntas que fortaleçam a evangelização e […]

VII Seminário Nacional de Religiosos Irmãos: um encontro que renova esperança e fraternidade

Cerca de 80 Irmãos de 35 Congregações Religiosas participaram do VII Seminário Nacional de Religiosos Irmãos, em São Leopoldo (RS)