Centro MAGIS Burnier participa do Jubileu da Juventude da Diocese de Goiás com formação sobre Ecologia Integral

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

O Centro MAGIS Burnier esteve presente no Jubileu da Juventude da Diocese de Goiás, oferecendo uma formação sobre Ecologia Integral

Lucas Maurício

No sábado, 01 de novembro, o Centro MAGIS Burnier marcou presença no Jubileu da Juventude da Diocese de Goiás, contribuindo com uma formação sobre o tema “Juventude e Ecologia Integral – Jovens, guardiões da Criação”, inspirada na Carta Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco.

O encontro teve início na manhã de sábado com uma contextualização a partir da própria realidade e uma reflexão sobre as raízes bíblicas do cuidado com a criação. A partir da espiritualidade jubilar, destacou-se o chamado à responsabilidade e gratidão pela criação como dom de Deus, e não como objeto de posse e dominação.

Entre os temas desenvolvidos, os participantes refletiram sobre a justiça socioambiental, reconhecendo a ligação entre a degradação ambiental e a desigualdade social, que atinge de forma mais dura os pobres e vulneráveis. O ponto central foi o protagonismo juvenil no cuidado da Casa Comum, com a provocação: “Quais ações podemos adotar para proteger a criação?”

A formação também abordou aspectos práticos da ecologia integral, como gestão de resíduos sólidos, mobilidade urbana e poluição, importância das áreas verdes e da vegetação nativa nos contextos urbanos. Foram apresentados exemplos de jovens que, em todo o país, assumem papéis de liderança e engajamento em causas socioambientais, inspirando outros a fazer o mesmo.

Encerrando o momento, uma nova provocação foi lançada aos participantes como um convite à ação e à criatividade pastoral: “Como difundir os princípios da Ecologia Integral de forma criativa e acessível?”

Durante o encontro, destacou-se que a Ecologia Integral vai muito além da preservação ambiental: trata-se do cuidado com a vida humana e com a dignidade das pessoas, em especial as mais afetadas pela crise ambiental. Conforme recorda o Papa Francisco na Laudato Si’, trata-se de uma conversão interior, um processo de reconciliação com Deus, com os outros, com a criação e consigo mesmo, que desperta em nós a consciência de que somos todos irmãos e que “tudo está interligado”.

O Centro MAGIS Burnier foi representado por Pe. Lucas Maurício, SJ, pelo vocacionado Alan Gloss e pelo comunicador e pastoralista Daniel Romano. A presença da equipe reforça nosso compromisso em promover a formação integral da juventude, inspirando-a a ser protagonista na construção de um mundo mais justo, sustentável e fraterno.

MAGIS BURNIER PROMOVE DIA DE ESPIRITUALIDADE PARA JOVENS EM GOIÂNIA

COM AUXÍLIO DO CENTRO LOYOLA DE FÉ E CULTURA EM GOIÂNIA OS JOVENS PUDERAM VIVENCIAR UMA PROGRAMAÇÃO PAUTADA NO CARISMA E NA ESPIRITUALIDADE HERDADA DE SANTO INÁCIO DE LOYOLA Antônio Escobar via Centro MAGIS Burnier O dia 13 de abril foi marcado por oração, reflexão e comunidade entre os jovens que participaram do Dia de […]

VII Seminário Nacional de Religiosos Irmãos: um encontro que renova esperança e fraternidade

Cerca de 80 Irmãos de 35 Congregações Religiosas participaram do VII Seminário Nacional de Religiosos Irmãos, em São Leopoldo (RS)

Centro MAGIS Burnier participa do Jubileu da Juventude da Diocese de Goiás com formação sobre Ecologia Integral

O Centro MAGIS Burnier esteve presente no Jubileu da Juventude da Diocese de Goiás, oferecendo uma formação sobre Ecologia Integral

Escutar com o coração: a evangelização junto à pastoral dos surdos

Entrevista com o Pe. Fabrício – Assessor da Pastoral dos Surdos da Diocese de Brasília

Jovens da Diocese de Goiás participam de Acampamento Espiritual em Itaberaí

De 4 a 5 de outubro as lideranças jovens vivenciaram dias de oração, partilha e recolhimento, com assessoria do Centro MAGIS Burnier