Cerca de 80 Irmãos de 35 Congregações Religiosas participaram do VII Seminário Nacional de Religiosos Irmãos, em São Leopoldo (RS)
Por Ir. Bira

Entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, cerca de 80 Irmãos, vindos de 35 Congregações Religiosas e animados pela CRB Nacional, reuniram-se no CECREI, em São Leopoldo (RS), para celebrar o VII Seminário Nacional de Religiosos Irmãos.
Com o tema “Irmãos, peregrinos de Esperança, Profetas da Fraternidade” e iluminados pela palavra do Evangelho: “Se eles se calarem, as pedras falarão” (Lc 19,40), fomos conduzidos a redescobrir a beleza e a atualidade da vocação do Irmão na Igreja e no mundo de hoje.
Foram dias de convivência, oração e partilha, nos quais experimentamos a riqueza e a força desta vocação que, com simplicidade e proximidade, ocupa espaços diversos na sociedade, testemunhando fraternidade e profetismo.
O encontro, realizado a cada dois anos, é preparado por uma equipe formada por Irmãos de diferentes congregações, que se unem para animar este momento de graça.
Entre os participantes, esteve o Ir. Ubiratan Costa, SJ, que integrou uma roda de conversa com Irmãos atuantes em diversas frentes de missão. Em sua partilha, destacou a importância da presença, acolhida e escuta junto às juventudes, como caminho para despertar novas vocações para este chamado tão específico da Igreja: Ser Religioso Irmão é ser sinal vivo de esperança e fraternidade em um mundo que clama por humanidade.

