Professores, estudantes, parceiros e colaboradores do Curso de Preparação para o ENEM – Pré-Loyola encerraram suas atividades com uma linda Celebração de Gratidão pelo caminho percorrido
Centro MAGIS Burnier
No dia 26 de novembro, professores, estudantes, parceiros e colaboradores do Curso de Preparação para o ENEM – Pré-Loyola encerraram suas atividades com uma linda Celebração de Gratidão pelo caminho percorrido. Cerca de 70 pessoas participaram do encontro, que terminou em clima de convivência e alegria, com pizzas e muita integração entre gerações.
Memória agradecida e origem do projeto

O Pré-Loyola nasceu de uma experiência realizada no final de 2024, quando o Centro MAGIS Burnier, em parceria com o MEB – Movimento de Educação de Base, finalizou o Projeto de Vida com adolescentes do Assentamento Irmã Dorothy, uma ocupação em torno do Distrito Federal. Naquele momento, durante uma avaliação feita pela equipe do MAGIS Burnier e pela Irmã Delci Franzen (Secretária Executiva do MEB), foi constatada uma grande dificuldade dos jovens na escrita e na compreensão das atividades propostas. Diante desse desafio, surgiu a pergunta: Como dar continuidade à parceria com o MEB e responder às necessidades reais dos adolescentes?
A resposta veio com a retomada da ideia de um curso de preparação para o ENEM, inspirado no antigo Pré-Loyola ofertado pelo CCB em 2003, mas adaptado à nova realidade. Assim nasceu o projeto piloto, com grupo menor, professores voluntários e apoio de diversas instituições e comunidade.
Apoio coletivo e construção conjunta
A equipe do Burnier iniciou a escrita do projeto e ampliou a proposta, convidando a CVX (Comunidade de Vida Cristã) e contando com o apoio do CCB (Centro Cultural de Brasília), na pessoa do Pe. Miguel Martins, SJ, diretor, superior e coordenador do Núcleo Brasília, além dos jesuítas Pe. Álvaro Pimentel e Pe. Jerferson Amorim. A comunidade Povo de Deus também abraçou a iniciativa, aplaudindo a proposta durante uma missa de fim de semana, quando foi comunicada a ideia do projeto.
A elaboração contou ainda com a colaboração da coordenação de pedagogia da formação do MAGIS Brasil, na pessoa de Giovani do Carmo, e do Pe. Paulo Veríssimo, que compartilhou experiências da PUC, onde atuava como coordenador de pastoral. O MEB, por meio da Irmã Delci Franzen e de sua equipe pedagógica, também contribuiu. O CCB garantiu aporte financeiro inicial, o MEB ofereceu lanches semanais, o MAGIS Burnier disponibilizou equipe e materiais, e a CVX, junto a religiosas e frequentadores da comunidade, assegurou as passagens dos jovens para as aulas às terças e quintas-feiras. Professores voluntários se organizaram para compartilhar seus dons e conhecimentos, tornando o projeto possível.

Reconhecimento e expansão
Posteriormente, com incentivo da Irmã Delci Franzen e apoio de Gabriel Pacheco e da equipe do MAGIS Burnier, o Pré-Loyola foi inscrito em edital do Governo Federal voltado a cursinhos populares. O projeto foi contemplado e passou a receber apoio financeiro em julho de 2025, garantindo ajuda aos estudantes e pró-labore para a equipe técnica e professores. Com isso, as aulas foram ampliadas e novas articulações se tornaram necessárias, envolvendo lanches, padrinhos e madrinhas para garantir as passagens, além de maior dedicação da equipe.
Celebração e futuro
A celebração de encerramento das atividades em 26 de novembro foi marcada por gratidão e reconhecimento. Professores, estudantes e colaboradores celebraram juntos os frutos de meses de trabalho coletivo e sinodalidade. O encontro reforçou a importância da educação como caminho de transformação e destacou o papel das parcerias na construção de oportunidades para jovens das periferias e do entorno do Distrito Federal.
Eis, abaixo, os textos. Aproveite e faça as adequações gramaticais necessárias e acrescente um título curto, como o modelo: Celebração e futuro
Gratidão que fortalece
O Pré-Loyola deixa como legado não apenas o reforço acadêmico para o ENEM, mas também a vivência de solidariedade e esperança no acompanhamento das juventudes em sua formação integral. A gratidão expressa por participantes confirma essa marca. No depoimento de Natanael fica expresso que quando comunidades, instituições e voluntários se unem, é possível abrir caminhos e oferecer novas perspectivas de vida para a juventude.
“Quero expressar minha mais sincera gratidão ao projeto Pré-Loyola. Além de aprofundar meu conhecimento em todas as matérias, ele trouxe uma serenidade que eu desconhecia diante da ansiedade que sempre antecedia as provas.
O Magis Burnier é, de fato, um espaço profundamente acolhedor, e, como nos lembraram, ‘é o nosso espaço’.
Meu agradecimento se estende a cada comunidade que nos apoiou durante todo o percurso, seja com lanches, passagens ou bolsas de estudo. Esse suporte fez toda a diferença.
Gostaria de destacar também a dedicação e a empatia de cada professor, sempre tão comprometidos em nos ensinar. E à toda a equipe da diretoria, que conduz este projeto com tanto amor e cuidado.
Obrigado por tudo, Pré-Loyola!”
A trajetória de Natanael reforça o impacto transformador do Pré-Loyola, que se estabelece não apenas como um cursinho, mas como um porto seguro que abre caminhos para o futuro da juventude.

