Com espírito de serviço e oração, jovens, irmãs religiosas e jesuítas partilham fé, vida e esperança com comunidades rurais de Porto Nacional durante a Missão “Ad Amorem”
Gabriel Pacheco via Centro MAGIS Burnier
Entre os dias 16 e 20 de abril, o Centro MAGIS Burnier, em parceria com as Irmãs Dominicanas e as Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, participou da Missão de Semana Santa “Ad Amorem”, no município de Porto Nacional (TO). A ação missionária se desenvolveu nas comunidades rurais São Salvador, Barreiro, Pinheirópolis, Alméscega e Santa Fé, pertencentes a paróquia Divino Espírito Santo e também nas comunidades Nossa Senhora da Cabeça, Bom Jesus e Santo Antônio, pertencentes a paróquia de Santa Luzia.
A missão contou com a presença do superior do Núcleo Apostólico Brasília-Goiânia dos jesuítas, Pe. Miguel Martins, SJ, e do vigário da Paróquia Santíssima Trindade de Belo Horizonte (MG), Pe. Jucélio de Oliveira, SJ, que acompanharam as atividades e celebraram com as comunidades.

A experiência teve início na noite de quarta-feira, com procissões e Missa, e seguiu com o envio dos missionários e missionárias — jovens, religiosas e jesuítas — em duplas ou trios para as comunidades. Durante o Tríduo Pascal (de Quinta-feira Santa ao Domingo de Páscoa), os missionários realizaram visitas às famílias, com atenção especial aos idosos e doentes, e vivenciadas intensamente as celebrações da Semana Santa: Lava-Pés, Celebração da Cruz, Vigília Pascal, além das procissões e da Via-Sacra. No domingo, após o almoço, todos retornaram à cidade de Porto Nacional (TO), e encerramento aconteceu com a Missa de Páscoa nas igrejas matriz das duas paróquias, seguido de um jantar festivo.
A parceria entre o Centro MAGIS Burnier e as Irmãs Dominicanas de Porto Nacional nasceu da experiência dos Exercícios Espirituais para Jovens (EEJ). Foram realizadas, nos anos de 2023 e 2024, as 5 etapas dos EEJ com os jovens da cidade, e a Missão na Semana Santa de 2025 é um marco que destaca a importância do serviço da fé, pilar do carisma inaciano.
Acompanhar o Senhor, nos dias da “Semana Maior”, faz recordar o que a vivência dos Exercícios Espirituais pede: o seguimento autêntico de Jesus, para crescer no amor e no serviço ao Povo e ao Reino de Deus. Inserir-se nas comunidades rurais, com o povo simples, também é uma motivação a encontrar Deus em todas as coisas, sobretudo na simplicidade e generosidade daqueles que vivem sua fé e partilham a vida nas terras do interior do Tocantins.

Foto: Ir. Ubiratam Costa
O jovem vocacionado de Goiânia (GO), Marcos Henrique Castro que esteve na comunidade de Alméscega, compartilhou sua experiência dizendo: “Descobri que missão não é catequizar ou doutrinar povos, mas compartilhar momentos, se colocar no lugar do outro e entender o que eles passam para ganhar a vida.”
E complementa: “Levo para casa a capacidade de ouvir e praticar a escuta. ; experimentei momentos de ressurreição com cada pessoa, no abraço e sorriso que nos acolheu e aprendi sobre o que é a alegria”
A próxima atividade com as Irmãs Dominicanas será a Peregrinação Jovem ao Santuário do Senhor do Bonfim, em agosto, durante a maior romaria do estado do Tocantins.



